quarta-feira, 22 de julho de 2009

3/2009: Fórum e lançamento do livro Queimada, de Frans Krajcberg, marcam aniversário do CRA

Trechos da reportagem publicada em março/2009

Fonte: http://www.seia.ba.gov.br/noticias.cfm?idnoticia=3971


O Centro de Recursos Ambientais (CRA) comemorou em março 25 anos de atividades. Para marcar a data, diversos eventos foram programados, entre eles o Fórum de Debates Desenvolvimento e Meio Ambiente, que reuniu representantes de diversos segmentos da sociedade, e o lançamento do livro ‘Queimada’, de Frans Krajcberg.
O Fórum de Debates, realizado no auditório do Sol Barra Hotel, no Porto da Barra, permitiu que governo, empresários, entidades ambientalistas e sociedade civil se juntassem para discutir a cooperação necessária entre setores públicos e privados para superação dos impasses do licenciamento ambiental.
(...)

Frans Krajcberg

O lançamento do livro Queimada, do escultor, pintor e fotógrafo Frans Krajcberg, no palácio da Aclamação, também fez parte da programação dos 25 anos do CRA. Polonês naturalizado no Brasil em 1954, Krajcberg denuncia, por meio de sua arte, a destruição da natureza no Brasil, principalmente no sul da Bahia onde ele vive há 36 anos e mantém um projeto de um museu ecológico.

O livro, lançado por iniciativa do Centro de Recursos Ambientais (CRA), reúne 200 fotos. "É um forte apelo feito através da arte de Krajcberg para conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação", explicou a diretora-geral da autarquia, Beth Wagner. A tiragem inicial será destinada a instituições ambientalistas e escolas públicas.

Parte das fotos foi ampliada e exposta no Palácio da Aclamação para marcar o lançamento da obra e das comemorações dos 25 anos do CRA, além de servir como homenagem a Frans Krajcberg que recebeu o Título de Cidadão Baiano.

"Gosto muito de artistas que mais do que a arte defendem uma causa e este é bem o perfil de Krajcberg quanto à preservação da natureza", disse o governador Jaques Wagner, que sugeriu a concessão do título, após ter visitado o trabalho do artista em Nova Viçosa, a 904 quilômetros de Salvador. Wagner recebeu o primeiro livro autografado pelo autor.

Foram ainda exibidos quatro filmes de curta metragem, que destacam o trabalho de Krajcberg, bem como a homenagem do artista ao ambientalista Chico Mendes, assassinato no final da década de 80. "Mais do que a exaltação da minha arte quero que minhas obras cumpram seu principal papel de alertar para a preservação da natureza", concluiu o artista, ao autografar os livros.

Nenhum comentário: