quarta-feira, 22 de julho de 2009

Trechos da reportagem publicada em 22/6/2009 - Serra homenageia artistas com Ordem do Ipiranga

Fonte: http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=202211.

Veja a solenidade em : http://www.youtube.com/watch?v=nhXwgNFx28s


Lista de agraciados conta com nove personalidades do mundo das artes - Gilberto Marques

O governador José Serra entregou a Ordem do Ipiranga, distinção estadual, nesta segunda-feira, 22 de junho, no Palácio dos Bandeirantes a nove personalidades do mundo das artes.

O maestro Isaac Karabitchevsky e a cantora Inezita Barroso receberam o título de Grande Oficial; a atriz Beatriz Segall, o Grau Comendador; o artista plástico Emanoel Araújo, o de Oficial; e o cineasta Anselmo Duarte, a atriz Fernanda Montenegro, a escritora Lygia Fagundes Telles, o cantor Cauby Peixoto e o escultor, pintor e fotógrafo Franz Krajcberg serão agraciados com o título Cavaleiro.

"São pessoas que deram uma contribuição muito significativa para a vida brasileira, para o lazer, para o desenvolvimento intelectual e também pela sua simplicidade e seu compromisso com as raízes de nosso país", disse o governador durante a homenagem.

A Ordem do Ipiranga é uma forma de premiar as pessoas que de alguma forma se sobressaiam em seus campos de atuação, explica o presidente do Conselho Estadual de Honraria e Mérito, Adilson Cezar. "A Ordem do Ipiranga é destinada a alguém que tenha um destaque específico numa área e que, evidentemente, defenda os valores paulistas e nacionais", completa.

O título, vitalício, é concedido a poucas pessoas. A Ordem conta hoje com 1391 membros: há 56 Cavaleiros, 493 Comendadores, 227 Grã-Cruz, 543 Grandes Oficiais e 72 Oficiais. Os diferentes graus definem uma hierarquia na Ordem. (...)

Cavaleiro (...) Frans Krajcberg

Escultor, pintor e fotógrafo de origem polonesa, Frans Krajcberg é um artista contemporâneo que encontra na natureza seu porto seguro. Célebre por sua luta em defesa do meio ambiente e da Amazônia, Frans Krajcberg divide seu tempo entre o Brasil e a França onde possui um museu.

Nenhum comentário: